domingo, 18 de abril de 2010

Peça "Há gripe na escola"

Personagens:

Miriam-Matilde
Carlos-Rui
Pedro-Afonso
Daniela-Beatriz

Numa escola da cidade de Lisboa, os pais e alunos foram alertados pelo Director da escola, numa reunião geral com toda a comunidade escolar, sobre os efeitos da Gripe A (H1N1).

Um grupo de quatro jovens conversa entre si sobre este assunto :

Matilde: Epá! Que cena é esta da Gripe A?
Beatriz: Pois é, agora não podemos estar à vontade na escola como dantes.
Rui: Realmente é verdade, isto da gripe A é uma porcaria.
Afonso: Que seca! Já não posso beijar a minha dama!
Beatriz: Falando acerca daquele trabalho de TIC, como é? Temos de começar a fazê-lo.
Matilde: Pois, pois é meninos.
Rui: Ah, eu não posso.
Beatriz: Nem penses esquivar-te, seu preguiçoso!
Afonso: Pois é, Rui. Se eu vou, tu também vais.
Rui: Ok, eu também vou com vocês.
Beatriz: Vá, vou indo. Tenho de ir almoçar a casa.
Rui: Eu também.
Afonso: Ok, beijinhos. Até já.
Matilde: Beijinhos, até logo.

Umas horas mais tarde, na escola...

Matilde: Olá pessoal!
Beatriz: Olá.
Afonso: Olá.
Rui: Olá. Temos de combinar melhor as cenas para amanhã tratarmos do trabalho.
Matilde: Ya , ó tótó !
Beatriz: Então, fica para amanhã, às 14:30h , na minha casa .
Afonso: Ok.
Rui: Vá, vamos para a aula , já tocou .

No dia seguinte ...

Beatriz: Não se esqueçam, 14:30h na minha casa.
Matilde: Aposto que o Rui não vai aparecer!
Rui: Claro que vou!

Algumas horas depois, na casa da Beatriz, o grupo reencontra-se para fazer o trabalho ...

Afonso: Bem, o Rui nunca mais chega .
Beatriz: Ya, já está atrasado .
Matilde: Podemos começar sem ele.
Beatriz: Não! Esperamos por ele.

Passado 10 minutos ...

Matilde: Finalmente chegaste, estava a ver que não vinhas!
Rui: Desculpem, não reparei nas horas.
Beatriz: Ok, vamos ao trabalho.

Depois do trabalho realizado ...

Rui: Finalmente acabamos!
Beatriz: Vindo de ti, não esperava outra coisa.
Afonso: Não comecem!
Matilde: Atchiim …
Beatriz: Ai! Saí daqui! Estás com o vírus!
Rui: Santinha.
Afonso: Vê se vais ao médico, pode ser mesmo Gripe A.
Matilde: Ok, Ok. Aaaaaah ... tchiim!

Na manhã seguinte ...

Beatriz: Olá, pessoal!
Rui: Olá, baixinha.
Afonso: Olá.
Beatriz: Viram a Matilde? Ela deve estar mesmo mal.
Afonso: Eu não a vi!
Beatriz: Depois, eu ligo-lhe, vamos para a aula.

Depois da aula ...

Beatriz (ao telefone) : Olá Matilde, então como estás?
Matilde: Amiga, apanhei a Gripe A.
Beatriz: E, agora, quando voltas para a escola?
Matilde: Daqui a 7 dias, já vou poder regressar.
Beatriz: Ainda bem! Vou ter que desligar, beijinhos.
Matilde: Beijinhos.

Encontrando-se no intervalo...

Rui: Já falaste com a Matilde?
Beatriz: Já!
Rui: Então, como é que ela está?
Beatriz: Apanhou a Gripe A.
Afonso: Ainda bem, ela é uma chata!
Beatriz: Não digas isso, coitada!
Rui: Venham para as aulas.

Passado uma semana...
(Matilde volta à escola)

Matilde: Olá pessoal!
Afonso: Olá! Já estás 100% curada?
Matilde: Sim, tenho coisas para vos contar.
Beatriz: O quê?
Matilde: Enquanto estive com a gripe, os meus pais não apanharam. Sabem porquê?
Rui: Não, diz lá!
Matilde: Porque tiveram cuidados.
Rui: Que tipo de cuidados?
Matilde: Lavavam as mãos frequentemente, estavam a um metro de distância de mim, desinfectavam tudo onde eu tocava, às vezes até metia raiva! E quando eu tossia tinha de pôr o braço à frente.
Afonso: Fogo, deve ser mesmo horrível!
Matilde: Pois, mas felizmente isto já passou.
Beatriz: Bem, vamos parar de conversar e vamos embora para casa.
Rui: Mesmo a sério, amanhã já é fim-de-semana!
Afonso: Xau, bom fim-de-semana.
Beatriz: Igualmente.

Autores: Carlos Rodrigues, Daniela Mateus, Miriam Faria e Pedro Almeida (9º C).

Sem comentários:

Enviar um comentário

Coloca aqui o teu comentário. Mas tem atenção aos erros ortográficos.